Praia dos Carneiros
Motivação
Meu amigo Sr D, dono de uma pousada em Olinda, planejava uma semana em família na Praia dos Carneiros com sua filha Sra S e as netas. Por coincidência, eu planejava na mesma época visitá-lo em sua pousada. Tudo se encaminhou para que eles me convidassem para acompanhá-los em sua semana em família, o que acabou sendo uma experiência fantástica. Aproveitei a companhia do meu amigo, fortaleci a amizade com sua filha e fiz novos amigos, suas netas. E ainda conheci um lugar fantástico, a praia dos Carneiros.
Lembranças marcantes
- O primeiro nascer e o primeiro pôr do sol na praia dos carneiros é uma experiência inesquecível. Como no restante do nordeste, o sol nasce bem cedo e se põe bem cedo. Também como na maioria das praias do nordeste, o sol nasce no mar e se põe na terra, mas, por sorte, no trecho de praia onde eu estava, o sol nascia no lado direito da praia e se punha no esquerdo, com o que era possível usufruir o dia inteiro de sol e calor e maravilhar-se com a aurora o entardecer únicos.
- Quando a maré baixa acontece à tarde, a água represada entre a praia e os arrecifes é aquecida pelo sol e é possível ver o por do sol e o nascer da lua tarde dentro da água quentinha. Como as águas são calmas, sem ondas, não há risco nenhum para qualquer idade e famílias ficam juntas para ver o sol se por o a lua nascer. Também pela segurança das águas plácidas, é possível levar cervejas ou outra bebida qualquer e ficar conversando com amigos até tarde dentro da água e à luz da lua. É imperdível.
- No meu último dia acordei bem cedo para maravilhar-me pela derradeira vez com a alvorada. Vi então um senhor subindo nos coqueiros do sítio vizinho com uma agilidade e destreza de quem já fazia isso há muito tempo. Ele subia em cada coqueiro e cortava folhas mortas e galhos com flores e pequenos frutos. Quando desceu de um dos coqueiros comecei a conversar com ele, que adorava um papo. Contou que, só na praia dos carneiros, já fazia há mais de 30 anos esse trabalho de podar os coqueiros e impedir que a queda de folhas ou frutos viesse a machucar os hóspedes. Acrescentou então que ia pagar um preço alto por essa atividade. Como assim, perguntei eu. Ah, eu estou destruindo a natureza, impedindo que ela siga seu curso e matando os frutos das árvores. Eu disse então que ele não devia se considerar culpado, já que cumpria ordens. Quem devia se considerar culpado era o contratante. Ele respondeu que não era assim não. Todo mundo tem responsabilidade. E eu vou pagar o preço dessa destruição. Eu me calei e absorvi o conhecimento de uma pessoa tão simples e tão sábia.
Alguns fatos e percepções
A Praia dos Carneiros está localizada no litoral sul de Pernambuco, no município de Tamandaré, distante cerca de 100 km por via terrestre da capital do estado de Pernambuco e 90 km do aeroporto do Recife.
As terras da região pertenciam ao Visconde de Rio Formoso, mas o nome da praia vem de um dos antigos proprietários da área, José Henrique Carneiro. Até hoje as terras à beira mar são de propriedade particular, o que, de um lado, dificulta o acesso por terra ao mar e, de outro, faz com que as praias sejam mais vazias e quase que exclusivas.
Quem quiser ir a Carneiros tem que levar em conta que o acesso por terra ao mar só é possível por uma das muitas propriedades particulares que se estendem da rodovia ao mar ao longo de uma extensão de quase seis quilômetros de praia de uma beleza impressionante. Faz-se necessário, portanto, hospedar-se em uma das pousadas ou hotéis ou, se o visitante quiser passar apenas um dia, ficar em restaurantes que cobram day use como taxa de consumação mínima e estacionamento.
Quem não quiser chegar de carro, o meio mais cômodo, pode optar também por passeios organizados de van ou barco, que deixam os turistas em barracas de praia que servem de ponto de apoio. Isso é o que fazem muitos dos que viajam pelo litoral pernambucano ou que vão a Porto de Galinhas, praia mais famosa da região e distante apenas cerca de 60 km, e que aproveitam para dar uma esticada em Carneiros. Muitos são os passeios de agências turísticas e embarcações que passam pela região para apresentar Carneiros aos turistas. A praia tem barracas e restaurantes com estrutura turística de bom nível, onde é possível passar o dia e desfrutar de comidas e bebidas. Além disso, ao longo de toda a praia, alguns hotéis possuem restaurantes que são abertos para o público em geral. Vale a pena curtir a praia com o todo o conforto que eles oferecem. Merecem destaque a Bora Bora, Beijupirá e Sítio da Prainha. Alternativamente, é possível chegar a pé da praia de Tamandaré, distante cerca de sete quilômetros pela areia ou por barco.
Embora já seja uma experiência inesquecível ficar um dia de bate e volta, a praia merece uma viagem dedicada só para conhecê-la e o ideal é ficar pelo menos uma noite em um dos hotéis ou pousadas disponíveis à beira mar, onde é possível ter dias de muita tranquilidade e acesso livre à praia.
Há dias ensolarados em todos os meses do ano, mas, como em todo o litoral de Pernambuco, há uma estação mais seca e uma mais chuvosa. A época que sofre menos com chuvas e tem mais bons dias de sol vai de setembro a fevereiro, com o ápice entre outubro a dezembro, enquanto que os mais chuvosos são os meses de abril a julho, sendo junho o pior mês. Mas não é impossível ir nos meses com os maiores índices pluviométricos e encontrar sol deslumbrante e dia limpo, já que as chuvas nessa região são passageiras.
Por todos os motivos acima, é recomendável ficar mais de um dia e dar uma chance para experimentar a praia em todo o seu esplendor, pois a beleza de uma praia depende de muitos fatores. Se num dia chove, o dia seguinte pode começar com um sol de torrar e no período de maré baixa, a praia exibe suas piscinas naturais e bancos de areia. É uma boa ideia ir à praia em diferentes horários, desde o começo da manhã até o fim da tarde, porque a chance de encontrar menos gente e usufruir de cenários paradisíacos é maior.
A praia dos carneiros é aquele destino perfeito para quem busca locais isolados e praias desertas e pelo qual é difícil não se apaixonar: coqueiros tombados pela força do vento, pousadas pé de areia de onde se sai da varanda diretamente para a praia, comida e bebida boas, um nascer e por do sol deslumbrantes e ótimos passeios de barco. Existem ainda bons passeios como visitar os bancos de areia, visitar a área do banho de lama na praia de Guadalupe e conhecer as piscinas naturais da região. Para quem gosta de esportes aquáticos, há muito o que fazer. Stand up paddle, caiaque e snorkel são algumas das possibilidades que as águas calmas e limpas de Carneiros proporcionam.
Ao longo de toda a praia, alguns hotéis possuem restaurantes que são abertos para o público em geral. Vale a pena curtir a praia com o todo o conforto que eles oferecem.
Praia dos Carneiros
Considerada com razão uma das praias mais belas e agradáveis e uma das melhores piscinas naturais do Brasil, é marcada por longo trecho de areias claras e finas emolduradas por altos coqueiros de um lado e por uma grande barreira de recifes do outro, que forma piscinas naturais na maré baixa e, praticamente durante o ano todo, mantém as águas claras, quentes e calmas, ideais para a prática de esportes náuticos e uma delícia em qualquer época do ano. Uma igrejinha charmosa compõe a paisagem do local.
Curtir o mar cristalino, admirar os inúmeros coqueiros na beira do mar, aproveitar o sol e a natureza são as dicas quentes para o lugar. O mar verdinho fica ainda mais lindo com os coqueiros e a areia branquinha.
Chalé dos Carneiros
Vale realmente à pena ficar hospedado em uma das muitas pousadas ou hotéis pé de areia, de onde é possível sair do quarto direto para a praia e usufruir sem esforço da praia e do mar em toda a sua plenitude, da madrugada ao crepúsculo, com maré alta ou baixa, vazia ou com mais gente. Ficamos na casa de quatro quartos à beira-mar no Chalé dos Carneiros, de localização ideal, pertinho da chamada igrejinha dos Carneiros e do estuário do rio Formoso, sem ser distante das piscinas naturais, onde ficam localizados os restaurantes e bares mais badalados como o Bora Bora. Mas o que preferi mesmo foi ficar na praia em frente.
Passeio de catamarã ou barco
As barracas de praia da região oferecem um passeio de catamarã para conhecer um pouco do Rio Formoso e das atrações por perto. As embarcações circulam pelo rio e fazem parada nos bancos de areia na praia de Guadalupe, onde há a possibilidade de tomar um banho de argila.
Barqueiros da região, que possuem uma embarcação de menor porte, também fazem o passeio e de maneira mais intimista, visitando a área do mangue, fazendo parada para o banho de argila na praia de Guadalupe e indo a um mirante que tem uma vista bem bonita da região. Recomendamos o passeio com os barcos, já que a quantidade de pessoas nele é bem menor do que no catamarã.
O ideal para conseguir um bom preço e negociar de manhã bem cedo, antes da chegara da horda de turistas. Os barqueiros ainda não foram contratados e têm mais boa vontade de negociar.
Capela de São Benedito
No topo da lista de coisas a fazer na praia dos carneiros está visitar a igrejinha dos Carneiros, cartão-postal da praia, uma capelinha à beira da praia dedicada a São Benedito construída no final do século XVIII, onde ocorrem cerimônias de casamento e batizado bem em frente ao mar verdinho. Conhecer a capelinha internamente não é uma tarefa tão simples, já que não fica sempre aberta e nela ocorrem poucas missas e eventos. Como está localizada em uma propriedade particular, no Sítio Boa Esperança, o jeito mais fácil de acessá-la igrejinha é andar pela praia e ter a sorte de ter alguém do sítio por perto e pedir para deixar entrar.
DCIM\100GOPRO\G0063654.
Banho de argila na praia de Guadalupe
Uma atividade também muito apreciada é ir à praia de Guadalupe, cujo acesso é feito normalmente por barco ou catamarã, e tomar banho de argila, que tem a fama não apenas de rejuvenescer como também de ser benéfico a diversas partes do organismo. Lá é possível comprar produtos para a pele feitos com argila, como sabonetes e cremes.
A praia de Guadalupe estava lotada quando chegamos e, devido ao receio de aglomeração na pandemia, não descemos do barco e ficamos apreciando apenas o povaréu de melar de argila.
Piscinas naturais
Outro passeio muito apreciado são as piscinas naturais, onde é recomendável andar de chinelo e tomar cuidado para não escorregar, pois os recifes machucam muito. Confesso também que um bando de gente chafurdando em poços mínimos que mais pareciam banheirinhas não é algo que me atraia muito não. E com o medo de aglomeração preferi não descer do barco
Jacaré
Do rio Formoso é possível ver o que chamam de jacaré e que é na verdade uma formação da vegetação no formato do animal.
Estuário do Rio Formoso
A região tem sua paisagem marcada pelo encontro entre o mar e o rio Formoso, cuja vazão modula cor e temperatura das águas: em dias de chuva predomina a água do rio, mais clara, fria e doce, e, em dias ensolarados, a água do mar. A cor, transparência e temperatura da água dependem de muitos fatores como altura da maré, chuva, mais ou menos água do rio em comparação à agua do mar etc. Muita gente gosta de visitar a praia no período de maré baixa, por causa das piscinas naturais e dos bancos de areia que ficam à mostra, mas também vale à pena ir com a maré mais alta, que tem um visual diferente e igualmente belo. Vale ainda se hospedar nas pousadas à beira da praia e caminhar até o estuário do rio Formoso e pegar um barco para um passeio rio acima.
É bom também ir à foz do rio Formoso em dias de maré baixa, onde pode-se ter acesso ao mangue com berçário de caranguejos. O importante é não perturbar a vida marítima, o que nem sempre é o caso. Vi muitas pessoas fazendo churrasco em pleno mangue.
Serviço
Como já deve ter ficado claro, o ideal é ficar hospedado em alguma das pousadas ou hotéis à beira mar, hospedagem pé de areia. A Praia dos Carneiros tem várias opções de hospedagem, muitas delas na beira do mar. Você encontra acomodações com diferentes preços e estrutura, desde resorts a pequenas pousadas. Ficamos nos Chalés dos Carneiros, que tem quartos em várias faixas de preço. Desde uma casa de quatro quartos á beira mar, com saída direta para a areia e para uma praia quase particular, até quartos menores com cozinha compacta.
A página dos Chalés dos Carneiros é a seguinte.
https://www.chalesdoscarneiros.com.br/